Acessibilidade

Facilitando a divulgação de informações

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Com o crescimento acelerado da utilização da internet e a obrigatoriedade da divulgação das informações de forma online, acessibilidade às informações eletrônicas também se tornou Lei, regulamentada pelo decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012, que dispõe sobre o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do caput do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição.

Para adequar-se à legislação e proporcionar acessibilidade na divulgação das informações, propiciando facilidades na localização de informações a todas as pessoas, este Portal foi desenvolvido com recursos necessários para assegurar o acesso às informações a todos os cidadãos.

Temos também o VLIBRAS, que é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o VLibras é um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, tornando computadores, celulares e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.

Botão ACESSIBILIDADE

Além da opção de aumentar e diminuir fontes, disponível em todas as matérias do site, o Portal dispõe da opção de contraste, disponível em todas as páginas do Portal.

Use esse ícone que fica fixo em toda a extensão do site (lado esquerdo).

Botão VLIBRAS

O VLibras é um conjunto de ferramentas usada na tradução automática do Português para LIBRAS. Ele pode ser usado em computadores, celulares e páginas WEB.

Use esse ícone que fica fixo em toda a extensão do site (lado direito).
(38) 3675-7137 | 7138 | 7139
fale@dombosco.mg.gov.br
Praça Eliane Queiroz da Silva, 25
Alto da Boa Vista | CEP: 38654-000
07:30 às 11:30 & 13:00 às 17:00

© 2021 - Prefeitura Municipal de Dom Bosco - MG | Todos os direitos reservados.

Skip to content